Subscribe Twitter Twitter

sábado, agosto 14, 2010

Mais Mitos sobre Emagrecimento

Olá a todos! Como já aqui tinha colocado os primeiros mitos relativamente a emagrecimento, deixo aqui mais dois, presentes na revista Men's Health deste mês.  
MITO 3
A desculpa “tenho pouco tempo”…
Pouco é melhor que nada! Muitas são as pessoas que até gostavam de estar mais em forma mas que, como têm pouco tempo, pensam que nem vale a pena.
Mas enganam-se porque fazer actividade física, mesmo que durante pouco tempo e poucas vezes, é melhor do que não fazer nada.
Segundo Miguel Marcelino, “pequenos aumentos na actividade física encontram-se fortemente associados a excelentes melhorias na nossa saúde”.
E este aumento pode até passar por actividades informais. Este tipo de actividade, que está na base da “Pirâmide da Actividade Física”, pode ser conseguido com simples alterações de comportamentos diários.

Aliás, os especialistas do site www.rituais.net deixam algumas dicas neste sentido:
- Utilize com mais frequência as escadas em vez do elevador
- Lave o carro manualmente
- Caminhe 15 minutos à hora de almoço
- Faça uma caminhada de 60 minutos no fim-de-semana com uma boa companhia…


MITO 4
O exercício físico não aumenta o apetite, melhora a regulação
A associação entre o exercício físico e o apetite é outro dos temas que tem gerado dúvidas.
A literatura existente sobre esta temática, mostra que tal receio é infundado, como salienta Miguel Marcelino: “a prática da actividade física regular parece oferecer vários recursos fisiológicos e, especialmente, psicológicos, que munem os seus praticantes de capacidades mais eficientes na auto-regulação dos mecanismos de saciedade e apetite”.
Do ponto de vista fisiológico, o exercício físico parece potenciar a sensibilidade à leptina e insulina – hormonas associadas à diminuição do apetite – despoletando uma maior sensibilidade dos sistemas de detecção de saciedade e um melhor controlo do peso corporal.
Já na vertente psicológica, um estilo de vida activo confere aos seus praticantes uma maior auto-estima e auto-confiança, assim como uma melhor imagem corporal, contribuindo para reduzir a ansiedade, a depressão e as emoções negativas.

1 comentários:

thales disse...

obrigado pla visita ta estou te seguindo vlw pelas dicas!!!

Enviar um comentário